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Câmara lotada para a sessão que veta a lei das charretes |
Por Leandro Machado
Foto: Grita Queimados
Foto: Grita Queimados
Era previsível. Após o prefeito da cidade Max Lemos (PMDB) dizer abertamente que vetaria o projeto de lei 325/12 e pedir que o veto fosse aprovado, na última terça-feira (5), vereadores votaram com o executivo e mantiveram o veto por 4 a 3, em sessão na Câmara dos Vereadores. Com o resultado, a tendência é que realmente acabe o transporte de charretes no Centro da cidade.
A casa legislativa estava lotada. Charreteiros e familiares deles comparecem em dezenas com faixas e palavras de ordem, pedindo para os vereadores não aprovarem o veto. Pedidos em vão. Em votação secreta, o veto foi aprovado para tristeza dos presentes na sessão. Moradores que eram a favor do veto também compareceram.
A polêmica das charretes vem de muito tempo e tomou repercussão nacional, quando o prefeito anunciou o fim das charretes que ligam o centro da cidade ao bairro Nova Cidade. Muitos aprovam a decisão, outros nem tanto, mas o certo é que a polêmica está longe do fim.
Em pesquisa realizada no mês de abril pela RQ.com, mais de 70% votaram a favor do fim do transporte; Outros 22,22% votaram a favor de uma organização melhor e apenas 7, 64% foram contra a retirada das charretes. 144 pessoas participaram da votação.
Para o prefeito da cidade, as charretes vão acabar, mas os charreteiros terão todo apoio e serão encaminhados a novos empregos, com carteiras assinadas e todos os direitos de um trabalhador comum. A oposição contesta. principalmente o autor da lei vetada, vereador Davi Brasil (PDT). Em recente entrevista à RQ.com, antes do veto ser aprovado, o vereador disse que existem charreteiros que não se adaptarão a novos empregos: "São velhos, analfabetos que trabalham a anos nisso, são gerações. Não podemos acabar com o sustento destas pessoas e acharmos que eles vão se adaptar a outro emprego, que não vão". Disse Brasil.
Não se sabe o desfecho desta polêmica questão envolvendo os charreteiros, mas parece muito longe do fim.
VEREADORES VETAM A LEI DAS CHARRETES NO NOSSO MUNICIPIO. LEGISLAR ISSO E FACIL, EU QUERO VER ELES FISCALIZAR O EXECUTIVO NA CONTRUÇAO DA ABERRAÇAO (TUNEL, BURACO OU ALGO SIMILAR) POR 5 MILHOES, QUE FOI O VALOR DIVULGADO . OBS: COM ESSA QUANTIA DAVA PARA FAZER UM VIADUTO DE 120 METROS POR 12 COM PASSAGEN PARA PEDESTRES E AINDA SOBRARIA DINHEIRO PARA COMPRA-SE UM APARELHO DE RESSONANÇIA MAGNETICA PARA A SAUDE DO MUNICIPIO. SEGUE ABAIXO O VALOR DE UNS VIADUTO COM TAIS DIMENSOES . VEREADORES OU ? DEEM A PALAVRA SOBRE ESSA VERDADE .
ResponderExcluir.
FONTE :http://www.folhadonorte.com.br/site/ver.php?manchete=1193
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BAIXO GUANDU GANHA VIADUTO PARA TRANSPOSIÇÃO FERROVIÁRIA
A Companhia Vale do Rio Doce assinou, no último dia 5, na sede de sua Engenharia, em Belo Horizonte, ordem de serviço para a construção de um viaduto sobre os trilhos da Estrada de Ferro Vitória Minas, na cidade de Baixo Guandu, que ligará a rua 10 de Abril, centro da cidade, ao bairro Mauá.
A obra, a ser construída pela Ápia Construtora Ltda., terá 120 metros de extensão (incluídos os acessos) e 12 metros de largura. Vai custar R$ 3,25 milhões e deverá ser inaugurada em março do ano que vem.
A atual passagem de nível que faz ligação rodoviária entre os bairros Mauá e Sapucaia, também em Baixo Guandu, será substituída por um mergulhão tão logo o viaduto estiver concluído. Esta passagem inferior, sob os trilhos da Vitória a Minas, servirá para uso de pedestres, ciclistas e veículos leves.
As duas obras vão substituir as atuais passagens de nível existentes na cidade, eliminando o conflito entre trânsito urbano e tráfego de trens e reduzindo a necessidade de uso de buzina, benefícios que garantirão mais segurança e conforto à cidade.
Necessário registrar que essas duas obras e sua localização foram negociadas com a Prefeitura e com as lideranças da comunidade a ser beneficiada.
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Depois ficam aborrecidinho quando chamo de jornaleco por terem tirado meu comentário...
ResponderExcluirUm VIADUTO com 120 metros de extensão (incluídos os acessos) e 12 metros de largura, mais um mergulhão sob os trilhos por R$ 3,25 milhões. Será que lá o governo não é do PT/PMDB.. O nosso aqui custou R$ 5,50 milhoes com uma obra fajutinha pra caramba..
Senhor, ou não sabes ler ou estás cego. Não está vendo seu comentário?
ExcluirNão adianta fazer política barata, pois 25 mil acessos/mês não pode ser jornaleco.
Se quiser pode continuar lendo "Meia Hora" ou "Hora H".
Tantas coisas importantes pra resolver e o prefeito querendo tirar o ganha pão de trabalhadores honestos... acho que ele deveria rever suas prioridades.
ResponderExcluirbota entao elas no seu bairro ou com ponto na frente da tua casa pra vc ver se e bom
ExcluirSERÁ QUE ESTAMOS FALANDO DOS MESMOS CHARRETEIROS? AQUI ESTÃO SE REFERINDO A UNS POBRES COITADOS, QUE NÃO SEI ONDE, NÃO SÃO POBRES MUITO MENOS COITADOS. AS PESSOAS TEM MANIA DE DAR PALPITE NO QUE NÃO SABE. VC É POBRE E COITADO E AINDA DESENFORMADOS.
ExcluirTem muita coisa errada em Queimados, como por exemplo a calçada em frente ao mercado extra tomado por barracas de camelot, a calçada é do pedrestre. porem nossos vereadores só andam de carro , e por isso só se preocupam com o que atrapalha os carros deles,lógico as charretes ,eles nao estao preocupados com o povo nem com os charrteiros , mas sim em manter as ruas livres para os carros deles , e as calçadas continuam invadidas por barracas em frente ao extra , entao fica assim eles figem que sao cegos, e nós o povo fingimos que somos burros, ja que somos burros, vi faltar muita charrete pra todo mundo RSRSRS
ResponderExcluirAss. Brumas de Avalon.