terça-feira, 12 de junho de 2012

Cartilha do Projeto Calçadas Acessíveis é apresentada em Queimados

Objetivo é criar a lei de acessibilidade para adequação de calçadas, banheiros, rampas, piso tátil e corrimãos em estabelecimentos públicos e privados

Por: Felipe Carvalho
Créditos: Felipe Carvalho
Comissão que elaborou a Cartilha de Acessibilidade
Na manhã desta terça-feira, 12/06, foi apresentada no Teatro Escola Professora Marlice Margarida Ferreira da Cunha, a cartilha técnica “Andar Melhor” do Programa Calçada Acessível, que é desenvolvido através de uma parceria entre o Sistema Firjan e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), além do apoio técnico do Núcleo pró-acesso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. O objetivo da Prefeitura de Queimados, através da cartilha, é criar a lei municipal de mobilidade urbana, que proporcionará melhoria nas calçadas da cidade, com a padronização e a acessibilidade. Além de Queimados, oitos municípios do Rio de Janeiro aderiram à ideia.  Mangaratiba, Itaguaí, Seropédica, Paracambi, Japeri, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis.  

Durante a demonstração do Programa, foram abordados temas sobre Mobilidade Urbana e Acessibilidade, individualmente. A Mobilidade Urbana é um atributo das cidades e se refere à facilidade de deslocamentos de pessoas e bens no espaço urbano. Tais deslocamentos são feitos através de veículos, vias e toda a infraestrutura (pontos de ônibus, calçadas, etc.), que possibilitam esse ir e vir cotidiano. A acessibilidade possibilita e facilita o acesso com autonomia das pessoas, em distância, tempo e custo, aos destinos desejados no Município.  A iniciativa promove soluções para cidades com trocas de experiências sobre acessibilidade que visa padronizar as calçadas agregando de forma harmônica o mobiliário urbano (semáforos, telefones, postes, bancas de jornal e etc), faixa para pedestres, faixa para pessoas com deficiência, rampas e sinalização.
Foi apresentada a penúltima etapa da Cartilha.
A última, consiste em torná-la um documento oficial

Estiveram presentes na solenidade, o Secretário de Transporte, Segurança e Trânsito, Elias José, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Nely Fraga, o Secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, o Secretário de Agricultura, Orlando Sá, a Secretária de Governo, Renata Cunha, o arquiteto regional da ABCP, Luiz Gustavo Guimarães, a Assessora de projetos da FIRJAN, Luciane Candido e o Presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial, Marcelo Kaiuca. Na oportunidade, o Secretário de Promoção da Cidadania, Marcelo da Silvacomemorou o lançamento da cartilha. “Chegamos a um ponto que não tem mais como voltar atrás, agora é só evoluir na questão da inclusão e da acessibilidade. É com muita alegria que estamos aqui para anunciar a concretização deste sonho. O próximo passo é encaminhar para que seja aprovada como Projeto de Lei", disse.

Um comentário:

  1. Espere aí? Não aqui nesta cidade que os camelôs se alojaram, com autorização do prefeito, nas calçadas, onde nós , pedestres, devíamos ter prioridade?
    Como estão falando de acessibilidade agora ??? Alô prefeito, acha que o Sr. e seus comandados estão precisando de enchergar os problemas mais simples não????? Diga-se : criado por vocês!

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!