segunda-feira, 28 de maio de 2012

Queimados comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com atividades educativas


Crédito: Internet
Felipe Carvalho- Rio- O Meio Ambiente é algo fundamental em nossas vidas. Consiste no lugar onde vivemos e por isso deve ser preservado. Baseado neste contexto, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEMURMA) de Queimados preparou uma série de atividades educativas, que serão realizadas no dia 05 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na parte da manhã, a partir das 09h, os técnicos da SEMURMA e os alunos da Escola Municipal Oscar Weisnsckenck realizarão uma caminhada de conscientização ambiental, visitando as casas dos moradores da Região para explicar a importância de se preservar o meio ambiente. A atividade contará com a distribuição de folhetos informativos e distribuição de mudas, além de oficinas de papel reciclado.

Na parte da tarde, a partir das 15h, será apresentada no Teatro da Escola Municipal Metodista a Esquete teatral “Proibido jogar óleo no ralo”, que mostra a importância da coleta do óleo de fritura usado, que despejado no solo pode contaminar até 10 mil litros de água. O dia também contará com a entrega do prêmio para os vencedores do concurso de melhor redação, que tem como tema "Economia verde: Ela te inclui?” e, é desenvolvido com os estudantes da Rede Municipal de Ensino. O primeiro lugar ganhará uma bicicleta, o segundo receberá um slack line e o terceiro um DVD.

As comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente serão finalizadas com a realização de uma palestra sobre as questões ambientais e a importância do licenciamento ambiental para o desenvolvimento de Queimados. A discussão é direcionada aos gestores públicos, empresários e representantes da sociedade civil. O dia será encerrado com a apresentação da Guarda Ambiental, que foi criada recentemente na Cidade.

O Secretário Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Alexander Riboura Dornellas, falou sobre a importância de alertar a população sobre a problemática da preservação ambiental. “É fundamental continuarmos fomentando as atividades que eram realizadas pelo antigo Gestor da Pasta. Esta ação serve para conscientizar a população sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Por isso, buscamos fazer uma programação que inserisse todas as faixas etárias e diversos segmentos governamentais e da sociedade civil”, frisou Dornellas.


Projeto cultivar realiza quarta etapa em Queimados

Crédito: SEMURMA/PMQ

Reflorestar uma área total de 1 milhão de m² às margens do Rio Guandú até 2014. Este é o objetivo do projeto cultivar, desenvolvido em parceira com o sistema FIRJAN e a empresa MMX em Queimados. Na última quinta-feira, 23/05, foi realizada a 4ª etapa do plantio, que envolveu a participação de estudantes da rede municipal e estadual de ensino da Cidade. Ao todo, mais de 230 mil mudas de espécies nativas de Mata Atlântica serão plantadas na localidade.

Um comentário:

  1. Alo getulio e alex
    é hora de pensar em coleta seletiva em queimados. estive numa cidade do interior e todos ja seletam o lixo.

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!