domingo, 6 de maio de 2012

Morre Padre Sá, um dos maiores sacerdotes da História de Queimados

Por: Felipe Carvalho
Crédito: Internet
O Município de Queimados perdeu na noite deste domingo, um dos maiores Padres de sua História. José Fernandes de Sá, 79, faleceu às 20h30 na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, em Nova Iguaçu. O Sacerdote estava internado na Unidade há duas semanas com problemas no rim esquerdo, que havia sido tomado por um Câncer e não resistiu. O Velório do Pároco será aberto aos fiéis a partir das 14h da manhã desta segunda-feira (07/05) e contará com a realização de uma missa de corpo presente, às 19h na Nova Matriz, situada na Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, 424, próxima ao Cemitério do Centro da Cidade. Após, o corpo será encaminhado à Portugal para o sepultamento na Terra Natal de Sá.

Os fiéis se manifestaram através das redes sociais e lamentaram a morte do Sacerdote. “A sensação da perda é enorme. Um vazio toma conta nesse momento, ao receber a noticia de falecimento do Padre , um cristão que viveu intensamente o seu sim e que compartilhou conosco a sua devoção missionária à Igreja Católica”, disse Altamiro Costa. Outra pessoa que lamentou o falecimento de Sá foi Mônica Gomes, que recebeu o sacramento da crisma pelo Padre. “Ele era muito rigoroso, mas dava atenção para todos nós. Era ao mesmo tempo carinhoso com todas as crianças. No final da Missa adorava distribuir balas e passar a barba nelas. Fiz Crisma com ele, que sempre foi um exemplo de Padre”, recordou.

O Sacerdote chegou a Queimados em 1977, em substituição ao também querido Padre Marques e tinha como missão promover a fé católica na Cidade e melhorar a estrutura física do Templo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Foi na Gestão de Sá, que foi inaugurada a nova Matriz da Igreja, onde são realizadas atualmente as Missas e Celebrações. O antigo templo se tornou Patrimônio histórico da Cidade. Na lembrança, ficam as milhares celebrações de batismo, 1ª comunhão, crisma e casamentos realizados, fazendo com que o Padre Sá continue sempre presente na memória dos moradores de Queimados.

14 comentários:

  1. Senhores vereadores, Elton Teixeira, Davi Brasil Caetano, Carlos Machado Oliveira, Milton Campos e demais.
    Faleceu na noite de hoje (06/05/2012) um dos párocos mais antigos da cidade, Padre Sá, 35 anos de luta nessa cidade ajudando a quem precisava. É incontestável o papel dele como ser humano e da maneira que ele ajudou para o crescimento dessa cidade. Sei que pode parecer pequena, mas gostaria de pedir aos senhores que comandam o legislativo da nossa cidade que verificassem a possibilidade de homenageá-lo com um nome de uma rua. Bom, nesse momento meio que de impulso, sei preocupar-me com a questão legal, sugiro que a Rua Santa Rita, pudesse receber esse novo nome.

    ResponderExcluir
  2. Tambem fui Crismada e tive minha primeira comunhão por ele...nossa,estou muito triste,uma perda irreparavel para a Igreja Catolica.

    ResponderExcluir
  3. fiquei super triste com a morte dessa pessoa que me conheceu desde de quando eu tinha uns 5 anos de idade que Deus abençoe padre Sá

    ResponderExcluir
  4. É UMA PERDA IRREPARÁVEL, TODAS AS PESSOAS QUE CONVIVERAM COM PADRE SÁ SENTIRÃO MUITA FALTA DELE.
    PADRE SÁ ESTEJA NA PRESENÇA DE DEUS OLHANDO POR NÓS.

    (DIOGO RODRIGUES NUNES- PAROQUIA SÃO SEBASTIÃO -AUSTIN)

    ResponderExcluir
  5. Que Deus o abençoe e onde ele estiver, pois ele foi um exemplo de padre e nunca deixou seus fieis na mao e vou guarda lembranças de quando eu ia na missa toda vez ele passa sua barba em mim e me abençoava que Deus o tenha Padre Sá.

    ResponderExcluir
  6. Nossa!!!

    Eu crente que ia te dar a notícia de primeira mão e até a foto que selecionei vc já tinha postado...Também gostei muito dessa foto. É o rosto dele que lembro na minha infância e juventude como membro da igreja. Vai cobrir o velório?
    Bjs e parabéns, amigo,

    ResponderExcluir
  7. Houve uma pequena alteraçaÕ no horario o velorio sera as 14:00 e a missa as 19:00.

    ResponderExcluir
  8. Que a sua benção esteja sempre com você padre Sá pois sentiremos muitas saudades, mas deixou muitas lembraças para Queimados, pela batismos,as missas celebradas por você eos crismanos que foram formados ate agora parabéns por isso meu amigo

    ResponderExcluir
  9. O Padre Sá, vai deixae saudades!!Mas poderiamos proporcionar a sua lembrança uma homenagem, dando o nome da rua ao lado da igreja (Nova) Matriz o nome dele !! Hamilton Arcenio Da Conceição

    ResponderExcluir
  10. Era natural da freguesia de Lijó, concelho de Barcelos, Distrito de Braga, em Portugal, portanto meu vizinho em termos de naturalidade já que vivo na freguesia mesmo ao lado, Galegos (Santa Maria).
    Era também Missionário do Espírito Santo, em cujo Instituto também estudei entre 1974/1979, pelo que também perdi um dos meus.
    Paz à sua alma.

    ResponderExcluir
  11. Eterno Padre Sá,onde estiveres olhai pelos vosso rebanho que aqui deixastes.
    E olhai principalmente por aqueles que não gostavam do senhor e estavam no seu velório com cara de mártim,mas sei que sua alma limpa e transparente os perdoava ali mesmo.
    Vai com Deus,querido padre Sá..vc será eterno em nossas memorias.
    A igreja de Nossa Senhora da Conceição nunca mais será a mesma.
    Espero que o povo sigam unidos..e que sua morte n cause a separação dos seus sguidores fieis.

    ResponderExcluir
  12. Fico sensibilizado quando alguém que morre ou desaparece do nosso meio, é recordado e reconhecido pelo Bem que possa ter feito, e que haja testemunhas que o confirmam.
    Creio tratar-se de um Padre exemplar ao serviço da Igreja Católica.
    Que Deus o acolha conforme merece, pois há padres que se servem da Igreja para satisfação dos seus próprios interesses. Daqui a origem do ditado: “De padres está o inferno cheio”.
    Os meus respeitos a todos aqueles que lamentando a sua perda, sentem a sua falta, e procuram dar testemunho do Bem que este sacerdote possa ter feito.

    Manuel da Costa
    Sydney 19 de Maio de 2012

    ResponderExcluir
  13. Eu me confessei várias vezes com ele.
    Que Deus o tenha na Glória eterna !

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!