quarta-feira, 16 de maio de 2012

Batalhão da Polícia Militar de Queimados comemora 23º aniversário

Por: Felipe Carvalho
Créditos: Felipe Carvalho
Proteger as pessoas; Fazer cumprir as leis; Combater o crime e Preservar a ordem pública. Esses são os principais objetivos do 24º Batalhão de Polícia Militar, localizado na Rua Tenente Jerônimo, no Centro de Queimados, que nesta terça-feira 15/05 comemorou o seu 23º aniversário com um almoço realizado na área de eventos da Unidade. O 24º BPM abrange os Municípios de Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica e Itaguaí, atuando numa área de 894,48 Km e atende em média 467.799 habitantes.

O Comandante do 24º BPM, Ten Cel PM Ranulfo Souza Brandão Filho, agradeceu aos PMs pelo trabalho desenvolvido em sua Gestão. “Eu quero agradecer o empenho e dedicação de cada policial desta Unidade neste tempo em que estou à frente do Batalhão. Só tenho que dar os Parabéns” concluiu Brandão.  

O Vice-Prefeito de Queimados José Alves de Carvalho, o Dequinha, ressaltou a importância de a Cidade de Queimados possuir um Batalhão de Polícia Militar. “O lema da PM é servir e proteger. E é isso que é feito aqui em nossa Cidade, que possui os menores índices de violência do Estado do Rio de Janeiro. Foi muito importante para nosso Município a instalação dessa Unidade, pois nossa segurança aumentou. Quero parabenizar cada Policial que presta serviços neste Batalhão”, disse Dequinha.





  Conheça a História do 24º BPM/Queimados

O 24º BPM tem suas origens na Ala de Cavalaria da antiga PMRJ, que desde 05 de outubro de 1975 foi encarregada de fazer o policiamento em parte da Baixada Fluminense, ocasião em que destacou um pelotão para o Município de Japeri, ficando este instalado, inicialmente, em um velho galpão da Rede Ferroviária Federal, enquanto a sede da OPM permanecia em Columbandê – São Gonçalo.

Em 02 de fevereiro de 1977, foi criada a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar, através do Decreto n. º 1095 do Governo do Estado, passando a funcionar em caráter provisório no prédio situado no Km 9,5 da Rodovia Amaral Peixoto – Columbandê – São Gonçalo.

A partir de 17 de março de 1978, a 2ª Companhia Independente da Polícia Militar transferiu-se para suas novas instalações, na Rua Rubem s/n. º, Queimados, entregue à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro pelo 1º Plan-Rio. Atualmente a rua tem o nome de Tenente Jerônimo, em homenagem ao jovem Oficial da Unidade, morto em confronto com marginais da lei em 07 de março de 1980.

Em 18 de janeiro de 1989, através do Boletim da Polícia Militar n. º 13, de 18 de janeiro de 1989, foi criado o núcleo do 24º Batalhão de Polícia Militar e em 15 de maio de 1989, através do Decreto n. º 12.296, publicado no Boletim da Polícia Militar n. º 89, de 16 de maio de 1989, foi finalmente criado o 24º Batalhão de Polícia Militar. Atualmente a área de atuação do 24º Batalhão de Polícia Militar abrange os municípios de Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica e Itaguaí. Seu primeiro Comandante foi o Ten Cel PM Edson Rodrigues Barros e seu atual Comandante é o Ten Cel PM Ranulfo Souza Brandão Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!