segunda-feira, 26 de março de 2012

Queimados adere ao Programa de reciclagem “Jogue Limpo”

Por: Felipe Carvalho
Crédito: Felipe Carvalho
Posto Potiguar será o ponto de coleta em Queimados

O Município de Queimados lançou oficialmente nesta segunda-feira, 26/03, o Programa “Jogue limpo”, desenvolvido pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (SINDICOM), com o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente. O Posto Potiguar localizado na Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, Nº 426,Centro-Queimados/RJ será o ponto de coleta de óleos lubrificantes que seriam despejados no Meio Ambiente. Estiveram presentes no evento o Secretário Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Queimados, Getulio de Moura, A Secretária de Meio Ambiente de Mesquita e Presidente da ANAMMA-RJ (Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente) Kátia Perobelli, o Presidente do Sindicato dos Postos de Gasolina Ricardo Lisboa e o Proprietário do Posto Potiguar, Mário Duarte.

O Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente Getúlio de Moura falou sobre a importância do desenvolvimento do Programa “Jogue Limpo” para o Município de Queimados. “Hoje temos muitas oficinas na nossa cidade, que não tinha onde despejar os óleos lubrificantes, que acabavam sendo jogados no nosso solo, contaminando os lençóis freáticos. Com este Programa, pretendemos acabar com o destino inadequado de embalagens usadas de lubrificantes, como por exemplo, cursos d’água, lixões, bueiros, entre outros, causando danos à saúde do homem e ao Meio Ambiente”, disse.

“O Programa Jogue Limpo está antenado na política de destinação correta aos resíduos sólidos. Implantamos o que chamamos de logística de reserva, no qual os produtores dos resíduos se juntam e se responsabilizam pela destinação correta dos óleos lubrificantes e das embalagens”, disse a Secretária de Meio Ambiente de Mesquita e Presidente da ANAMMA Kátia Perobelli

O Programa “Jogue Limpo” estabelece sistema de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes pós-consumo, patrocinado pelos fabricantes, importadores e distribuidores de lubrificantes. A coleta será feita na cadeia de revenda do produto, e as embalagens serão transportadas em veículos especiais para centrais de recebimento. Nestas centrais as embalagens receberão tratamento inicial, sendo transformadas em fardos e encaminhadas para empresas recicladoras licenciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!