quinta-feira, 22 de março de 2012

Idosos realizam atividades físicas em Queimados, em busca de vida saudável

Por: Felipe Carvalho
Crédito: Arquivo pessoal
Ginástica terapêutica chinesa Tai chi chuan
A busca por um envelhecimento saudável atualmente é muito comum: o número de praticantes de atividades esportivas aumentou, de maneira que se passou a encarar esta fase da vida com outros olhos; olhos de pessoas que procuram não somente um bem estar físico, mas também mental, sendo mais ativas e participativas na sociedade. E é neste contexto que está inserido o Grupo Social Integral do Professor Amorim, que há 10 anos atua em Queimados, com atividades esportivas para crianças e idosos. Além de gerir o seu projeto, Amorim também é coordenador de Políticas Públicas para a 3ª idade e presidente do Conselho do idoso da cidade.

O grupo tem em média 40 pessoas por pólo. E para participar precisa ter idade mínima de 50 anos e depois é só preencher uma ficha de inscrição com fotografia, na coordenadoria do idoso, localizada provisoriamente na Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania (Rua Otília, nº 1.504 – Vila do Tinguá) até que a obra da ouvidoria da Praça da antiga Delegacia fique pronta. 

Os idosos desenvolvem vários tipos de exercícios físicos que variam desde a Ginástica de alongamento, com a prática calistenica, que encara os exercícios físicos de forma a atingir todos os segmentos corporais: cabeça, tronco, membros, implicando em exercitações lineares, anguladas, com ou sem acompanhamento rítmico até a Ginástica terapêutica chinesa Tai chi chuan, que tem como objetivo proporcionar aos adeptos uma referência de tranqüilidade e equilíbrio. Os idosos também participam de passeios turísticos, através do projeto de combate ao sedentarismo, como por exemplo, a visita ao Pão de açúcar e a Pista Claudio Coutinho, ambas localizadas no Bairro da Urca na Cidade do Rio de Janeiro.
As atividades são desenvolvidas na Praça dos Eucaliptos
e no Campo do Oriente
 
O Professor Amorim falou sobre a importância da prática da atividade física na terceira idade. “Muitos idosos ficam em casa sem perceber que há uma adversidade importante para o prolongamento da vida. A Organização Mundial da Saúde informou que quem faz atividade física tem um tempo maior de vida. E por essa razão estamos alinhados a esse pensamento cultural promovendo essas atividades em nossa Cidade”, disse.

Amorim comentou ainda que o Município está implantando seis pólos de atividade física, que serão inaugurados em breve em seis lugares diferentes da cidade. Essas unidades serão ao ar livre e contarão com aparelhos de ginástica, professores e uniformes para os idosos que praticarem atividade no local. Outra obra que está em construção, é o Centro Esportivo do Idoso, localizado na Avenida Pacaembu, s/nº, em frente a Vila Olímpica de Queimados.

3 comentários:

  1. Esse é o professor Amorim, páraquedista do Exército Brasileiro.. Foi professor de Educação Física no antigo colégio Evangélico de Queimados, uma das melhores escolas que Queimados já teve. Foi nosso professor né Max, Lenine, Leonel.. Hoje na reserva, faz esse belo trabalho com nossos idosos.. Força PQDT AMORIM.. PRECEDE, GUIA e LIDERA..
    Brasil Acima de Tudo
    Jorge Peluzio

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o projeto.. É sensacional ver esses idosos tão motivados!

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!