terça-feira, 6 de março de 2012

Deputado Zaqueu Teixeira cria projeto que visa transparência nas contas de luz

Por: Felipe Carvalho

Crédito: Divulgação


Na última semana, Zaqueu Teixeira apresentou, na Alerj, o Projeto de Lei 1282/2012. Nele, o deputado propõe que as concessionárias de energia elétrica sejam obrigadas a disponibilizar informações sobre o consumo do cliente na internet em tempo real. Dessa forma, a população terá mais transparência no serviço contratado, visto que muitos não entendem como funciona a cobrança ou, quando há problemas, podem recorrer apenas quando a conta já foi emitida.


Com o advento dos medidores de energia com chip eletrônico em substituição aos medidores eletromecânicos, tornou-se desnecessária a leitura do consumo in loco. Isto porque os medidores de energia elétrica digital permitem que as concessionárias de energia façam a leitura do consumo de energia em tempo real.


Contudo, apesar da nova tecnologia, muitos consumidores foram surpreendidos ao receberem faturas de consumo com valores elevadíssimos. O que levou o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro a ingressar com uma Ação Civil Pública contra a concessionária Light. Em entrevista ao Jornal da Energia o promotor de Justiça Pedro Rubim Borges Fortes declarou que, após a instalação dos novos medidores o valor da conta de luz dos usuários aumentou. Em alguns casos, "os acréscimos chegaram a atingir até 803%", destacou o promotor Fortes que atua na 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital.
E mais, de acordo com Fortes, ao contrário dos relógios de medição, em que os consumidores têm a oportunidade de visualizar o movimento dos ponteiros e de realizar o controle de suas despesas "em tempo real", os novos medidores eletrônicos privam o consumidor da segurança de efetuar o acompanhamento contínuo de seu consumo.


O Deputado Zaqueu Teixeira falou sobre o objetivo do projeto e criticou as concessionárias de energia elétrica. “Pretendemos garantir aos consumidores de energia elétrica o direito informação e desta forma coibir os abusos praticados pelas concessionárias. A Light está se valendo da tecnologia de informação de maneira indevida, alienando o consumidor do controle de seu consumo e exigindo o pagamento de contas absurdamente elevadas, enquanto verifica eventual erro de leitura", afirmou o Parlamentar.

3 comentários:

  1. Ele deveria se preoculpar com problemas na area de segurança por exemplo já que é delegado, não tem o que fazer inventa

    ResponderExcluir
  2. Sei que política é assim mesmo, mas eu mesmo vi ele detonar o prefeito max antes da mulher dele assumir um cargo na prefeitura . como posso confiar no carater deste homen?

    ResponderExcluir
  3. Caro Dep Zaqueu Teixeira, aprecio muito a sua luta em prol dos PM e BM e do povo do RJ em geral, obrigado por sua luta quase que solitária em defesa da legalidade, venho aqui como amigo porém com muito medo de covardias, denunciar que quando da publicação de expulsão dos PMs foi também publicada no mesmo boletim a punição a uma colega SD Clarisse Inês Pereira que esta grávida de 5 meses com 30 dias de prisão, a covardia se faz contra ela porquê elas que estava de férias quando do movimento, postou em seu blog que os recrutas do CFAP estavam trabalhando armados e sendo preso pelos PCs ela é lotada aqui na DGP é secretária do Cel Augusto e vai começar a cumprir a penalidade a partir do 29/03/2012 no 5º BPM, o que nos preocupa aqui na DGP e que ela teve um abordo no ano passado, depois ficou internada no HCPM por mais de 20 dias inclusive no isolamento, todos aqui tivemos que contato com ela tomamos um remédio por conta de não saber de fato o que ela tinha, estamos muito preocupados com o que pode acontecer a ela e ao filho que espera, gostaria de pedir ao Sr. que através da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ, veja se isso esta dentro da legalidade, pois a gravidez dela é de risco. Peço por favor para não me identifica, pois o Cel Ery está punindo todos que ele ache que estão fazendo denuncias. Nós aqui da DGP contamos com sua intervenção para ajudar a nossa colega. Um forte abraço e estaremos sempre junto com o Sr. e os Dep. Que lutam a favor do POVO.

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!