segunda-feira, 12 de março de 2012

Após oito gols em uma partida, Celsinho entra para a história do futebol Carioca

Celsinho, do Queimados. Oito gols em um jogo
Leandro Machado, Rio- No último domingo, o Queimados estreou no Campeonato Carioca de futebol, terceira divisão, e goleou o Arthurzinho por 8 a 2, com oito gols do atacante Celsinho. Com o feito, o jogador de 28 anos entra num grupo seleto dos jogadores que mais marcaram numa só partida de futebol.

Na história do futebol mundial, segundo a FIFA, o jogador que mais marcou gols em uma única partida de futebol foi o australiano Archie Thompson. Ele marcou treze gols na vitória da Autrália por 31 a 0 contra Samoa Americana, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. Coincidentemente, o jogo foi num dia 11 de Março. Exatos 11 anos antes do feito do queimadense. Numa partida entre clubes, o escocês Jonh Patrie, do Arbroath, marcou 13 gols em 1885, na vitória de seu time por 36 a 0 sobre o Bon Accord, pela Copa da Escócia.

Thompson marcou treze vezes em uma partida
No Brasil o recorde é dividido entre alguns jogadores. Apesar do mais conhecido ser Edmundo, em 1997, quando ele marcou os seis gols do Vasco na vitória contra o União São João, este recorde é apenas do Campeonato Brasileiro. Nos regionais pelo Brasil, os recordistas são Tará, do Náutico ( 10 gols na vitória contra o Flamengo PE por 21 a 3, em 1945), Caio Mário, do CSA/AL (10 gols na vitória por 22 a 0, sobre o Esporte/AL, em 1945) e Dario, do Sport/RE (10 gols na vitória sobre o Santo Amaro/PE, por 14 a 0, em 1976).


No Rio de Janeiro, Celsinho ficou perto de igualar as marcas dos recordistas. Pelo que se tem conhecimento, os maiores artilheiros são Gilbert Hime, do Botafogo e Brás de Oliveira, do São Cristóvão. Eles marcaram 9 gols nas vitórias de seus times por 24 a 0 , sobre o Mangueira, em 1909 e 11 a 1, sobre o mesmo adversário, dez anos depois, respectivamente.


Após a partida histórica, Celsinho foi destaque em grandes sites de esportes do país. No site esportivo globoesporte.com, Celsinho é apontado como um dos destaques do fim de semana no Brasil. Outro site muito acessado no país, o Lancenet! fez uma comparação com o atacante argentino e do Barcelona Messi. O Melhor do mundo, no meio da semana, foi badalado por fazer cinco gols numa só partida, pela Liga dos Campeões, na vitória do time catalão por 7 a 1, sobre o alemão Bayer Leverkusen. Apenas quatro dias depois, Celsinho faz oito gols, na vitória do Queimados. Brincadeiras a parte, o menino fez história.

Um comentário:

  1. Dá-lhe Celsinho kk
    Parabéns ao Repórter, ótima Matéria !

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!