quinta-feira, 21 de julho de 2011

Marinheiras conquistam medalha de ouro na Vela

Por: Sergio ricardo Silveira.

A equipe do Brasil conquistou uma medalha de ouro na classe feminina com três regatas de antecipação. As competições de Vela nos jogos Mundiais Militares terminam nesta sexta feira. O evento está sendo realizado na Escola Naval do Rio de janeiro.
A beleza da Baía de Guanabara deixa a competição mais elegante ainda.Foto Sergio Ricardo Silveira.

A equipe vencedora é composta pelas marinheiras Martine Grael, Juliana Motta, Renata Decnop, Fernanda Decnop e Isabel Swan.

Vela é o nome dado ao esporte que envolve barcos movidos exclusivamente por propulsão à vela, onde se emprega somente a força do vento como meio de deslocamento. As competições à vela envolvem os mais diferentes tipos de embarcações, conhecidas como classes.
Nesta sexta acontece a última disputa de medalhas.Foto: Sergio Ricardo Silveira.

A primeira regata olímpica aconteceu nos Jogos de 1900, em Paris. Em Londres, nos Jogos de 1908, a "vela" tornou-se um esporte oficial.
Em 1949 foi realizada o 1º Campeonato Mundial Militar de Vela do CISM na cidade de Brest, na França. Participaram a Dinamarca, Holanda, Reino Unido e França, utilizando os barcos da classe Star.
Foto: Sergio Ricardo Silveira.

Serão dois tipos de regatas no Rio 2011: Fleet Race, nas categorias mista e feminina, disponibilizando 28 barcos da classe HPE25, sendo três barcos reservas; e, Match Race, na categoria misto, com oito barcos da classe J24, sendo 2 barcos reservas. Cada país participante poderá optar por disputar duas das três opções oferecidas pelo comitê organizador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!