quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Idosos ‘excluídos’ por parentes comemoram a chegada do Papai Noel ao lado de quem os adotou como nova família no Asilo em Queimados


O espírito natalino pode vencer todas as barreiras, inclusive a tristeza de quem está longe dos entes queridos numa data em que a família deve se reunir para comemorar o nascimento de Cristo. Para 26 idosos que residem no Lar Geriátrico Lírio dos Vales, no bairro Nossa Senhora do Rosário, em Queimados, a família é tão importante quanto os laços que a une. As histórias de vida se diferenciam, mas o drama tem tons e sentimentos iguais. Muitos não recebem visitas e estão lá por força do destino: são vítimas dos próprios filhos, da violência na forma de maus tratos, do abandono em sua mais cruel realidade, ou porque escolheram viver longe dos parentes para evitar ser um fardo para eles. É o caso da aposentada Irinea Muniz Lima, de 72 anos, que chegou ao asilo há pouco mais de quatro anos com um quadro de depressão profunda, potencializada por problemas nos nervos e de pressão. Ganhou peso e só tomava remédio para controlar as crises. Hoje, a senhora, que em 2005 pesava pouco mais de 98 quilos, e optou por viver longe dos dois filhos, afirma ser feliz e que encontrou uma verdadeira família. Vestida de maneira impecável, ela faz as honras do asilo atendendo as visitas, com gestos cativantes e carinhosos. “Meu sonho é continuar neste lar onde vivo com verdadeiros irmãos. Aqui tenho toda a atenção necessária não apenas dos meus amigos, mas de médicos, enfermeiros e funcionários. Meu Natal é viver todos os dias com alegria. Espero continuar nesse asilo até os meus últimos dias”, disse Irinea, uma das pessoas mais queridas e atuantes da casa.

Lembranças escondidas
Nem todos os idosos têm uma memoria tão ativa quanto dona Irinea. José Loureiro, de 69 anos, não sabe há quanto tempo está no asilo e se tem filhos. Além disso, alterna falhas de memória com uma personalidade agitada e poucas palavras. Segundo informações, ele era morador de rua e foi acolhido na entidade através de apelos da população, que o viu em situação de risco. Já Paulino Vargas, 65, é uma enciclopédia de conhecimento. Com gestos lentos, mas preciso, conta que trabalhou como gráfico, foi grileiro de terras, padeiro e garçom. Hoje, passa os dias se dedicando a leitura. Ao falar de quando era jovem se emociona, filosofando. “Tenho saudades de minha família, mas aqui encontrei pessoas que gostam de mim. Quero passar este e outros natais ao lado de todos eles. Tenho uma vida de aprendizagem, mas há muito o que conhecer. Não existe ninguém totalmente culto”, disse.

Abraçando a missão

O Lar Geriátrico Lírio dos Vales é administrado pela pastora Lindacy de Oliveira. Formada em serviço social, administração, teologia e psicanalista, ela fundou a entidade em 2004. Antes, em 2001, mantinha um trabalho para recuperar dependentes químicos. No início, havia 12 idosos, hoje são 26. As vagas são disponibilizadas através do Creas (Conselho Regional Especializado em Assistência Social) e do Ministério Público, orgaõs responsáveis por analisar os casos de abandono e maus tratos. O prédio de três andares, com capacidade para atender até 32 idosos, mantém convênio com a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que prevê assistência para 20 idosos. “É um desafio que enfrento com o maior prazer. Desde quando comecei esse trabalho, enfrentei dificuldades, mas percebi que Deus me designou para essa missão. Eles tem histórias de sofrimento. Semanalmente, recebo cerca de 8 denúncias de maus tratos. Amanhã (hoje), vamos realizar a festa de Natal dos internos. É mais uma iniciativa para dar-lhes mais esperança de vida e amor”, afirmou. Segundo a diretora de Proteção Social e coordenadora do abrigo municipal, Ruth Nascimento Silveira, a prefeitura mantém ainda mais dois espaços para atendimento de crianças, adolescentes e idosos. Para mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela Semas é preciso ligar para 2665-8322.


Fonte: Jornal Hora H

8 comentários:

  1. Quero parabenizar a Pastora Lindacy e toda a sua equipe pelo trabalho realizado neste asilo. Tive o previlégio de conhecê-la e conhecer também o asilo e pude pessoalmente ouvir de alguns idosos que são felizes e bem tratados ali. Fico muito feliz em saber que ainda existem pessoas que tem amor pelo próximo.DEUS abençoe sua vida Pastora. Valéria Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Quero convidar você que neste momento está lendo este,para conhecer e visitar um asilo. Sou nascida e criada no município de Queimados moro a trinta e três anos no mesmo endereço e nunca tive interesse de conhecer um asilo. Foi preciso acontecer algo comigo para eu ver e conhecer um abrigo onde acolhe pessoas que são abandonadas em hospitais, pelos familiares e etc.. meu vovô aos noventa e um anos de idade fugiu em um sábado na casa onde mora com o meu tio por volta de umas duas horas e anoiteceu e ele não voltou e nós já estavamos a procura dele e foram quatro dias de luta e busca em todos os lugares e eu cheguei em um asilo onde a emfermeira falou assim comigo: Enquanto vocês estão a procura de seu avô esse senhor foi abandonado no trem em uma cadeira de rodas não fala ,não anda, não sabe se quer dizer quem é e nem de onde veio. Resumindo Pra honra e glória do nosso Senhor JESUS CRISTO meu avô estava em um abrigo em Nova Iguaçú, uma pessoa o viu no mesmo sábado por volta das onze da noite próximo a dutra na altura de Belford Roxo o acolheu em sua casa e pela manhã o deixou no abrigo ao qual ele passou os quatro dias guardado pelo Senhor até que essa mesma pessoa viu um cartaz com o telefone e nos avisou. Glórias a DEUS!!! Aquilo mexeu muito comigo.Quem disse que um dia não vamos de alguma forma precisar de um asilo? Ou de um abrigo? Ou algum ente querido nosso? Podemos dizer eu nunca vou precisar? Mas uma vez fui levada a um asilo.Estava na esquina de onde moro em uma banca comprando bananas e derrepente uma moça vem em minha direçao e deixa um idodso em uma cadeira de rodas do meu lado e sai pensei meu DEUS!! O que é isso? Enfim, o homem tinha sido abandonado pela família estava enfermo e em uma cadeira de rodas e aí? Aí eu tinha que resolver essa situação. Fiquei de cinco e quarenta da tarde até as onze e cinquenta e cinco aguardando que as autoridades o acolhece depois de muito custo e insistência com 192 eles o levaram para o upa. porque isso não era com ninguém.Ninguém quer saber de idosos doentes , principalmente enfermo,abandonado e em uma cadeira de rodas.Isso não da ibope.No dia seguinte fui até o upa para saber o destino daquele homem e ele tinha sido acolhido pelo Asilo Lírio dos Vales, fui até lá e fiquei apaixonada por aquelas pessoas e pude ver. Ninguém me contou já fui lá varias vezes levei minha prima,depois uma amiga e elas também testemunharam comigo e ouvi de vários idosos, porque converso com eles,que ali eles são bem tratados eu não perguntei, eles espontaneamente comentaram comigo. amigos,lembre-se um dia ficaremos idosos. JESUS disse: É melhor dar do que receber doe um pouquinho do que você tem a seu próximo. Se voce não tiver nada para doar doe seu amor. Eles precisam muito. Obrigada JESUS pelas pessoas acolheram meu ávô e obrigada também pela vida da Pastora Lindacy que por amor tem realizado essa grande obra.

    ResponderExcluir
  3. Preciso da ajuda de vocÊs!!!!!!!!!!
    Alguem por favor me de o contato!!!!!
    Que Deus abençoe!!!
    Natalia
    8525-2242

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    gostaria da ajuda de vcs se for possivel me dar uma direção. Gostaria de ajudar uma pessoa (mulher, adulta) que se encontra doente e abandonada pela familia em sua casa, em Queimados. Penso que deveria ser uma assistencia social, mas não sei a quem recorrer.
    Podem me ajudar?
    Obrigada
    Paula
    21 9766-1809

    ResponderExcluir
  5. eu faço parte da equipe lirio dos vales, etenho orgulho disso. obrigada deus pela oportunidade oobrigada pastora lindacy.

    ResponderExcluir
  6. eu sou nubia tec de enfermagem, e faço parte da equipe lirio dos vales, tenho orgulho de fazer parte dessa familia, obrigada pastora lindacy bjss a todos idosos, do lar e toda equipe

    ResponderExcluir
  7. OBRIGADA A TODO
    O LIRIO DOS VALES É UMA ENTIDADE QUE VISA AJUDAR
    A SOCIEDADE NA QUESTÃO DO IDOSO.
    COM O IDOSO ESTÁ A SABEDORIA,ELES SÃO OS PROTAGONISTAS QUE LANÇARAM NO MUNDO VALORES QUE ESTÃO FAZENDO A DIFERENÇA DENTRO DO CONTEXTO SOCIAL.VALORIZAR O IDOSO É DEPOSITAR NA ESTRADA
    DA VIDA ABRINDO O CAMINHO PARA UM FUTURO DE PAZ ESPERANÇA E TRANQUILIDADE.UM DIA SEREMOS COMO ELES,"IDOSOS",E RECEBEREMOS DE DEUS O ACOLHIMENTO COMO RECOMPENSA DE BOAS OBRAS.
    DESEJO A TODOS OS MEUS AMIGOS E COMPANHEIROS
    DE TRABALHO UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO.

    ResponderExcluir
  8. Aos nossos Amigos...
    Pedimos ajuda para nossa festa de Natal,caso queira nos ajudar e não possa
    trazer as doações iremos até o local.
    Obrigada.

    Tel. 021- 27640496
    cel 021- 96428249
    Pastora Lindacy

    ResponderExcluir

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!