quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão deixa milhões sem luz em vários estados

Rio - Um blecaute em escala nacional deixou sem energia, por volta das 22h20 de ontem, vários estados. Ficaram às escuras Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Pernambuco, pelo menos. Até as 23h de ontem, a causa do apagão não era conhecida. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), cerca de 17 mil megawatts de potência — o equivalente a toda a energia necessária para o estado de São Paulo foram perdidos com a pane, o que impossibilitou o fornecimento para as demais regiões. Oitocentas cidades ficaram no breu. Parte do Paraguai também teve cortes de energia.
A causa mais provável, de acordo com o que era investigado pelo Ministério das Minas e Energia, é a queda de uma torre de transmissão na linha que abastece São Paulo. A falha teria ocorrido na Região Centro-Oeste, onde à tarde houve chuvas fortes e ventania, região onde esses fenômenos climáticos são frequentes. Com o corte de energia em São Paulo, dispositivos no estado emitem informação de ‘ausência de energia’ para todo o País. Itaipu, diante da informação de que a energia não será entregue, interrompe o fornecimento, apesar de ainda estar em condições de gerar força para o resto do Brasil.




Centro do Rio às escuras. Luz só com gerador


No jargão do setor elétrico, a falha fez com que São Paulo “derrubasse” o restante do País. “É como uma corda balançando”, explicou um especialista do governo . “No momento em que São Paulo para de receber energia, há piques que provocam falta de luz em várias regiões, enquanto outras mantêm o abastecimento”, compara.
No Rio, os transtornos pegaram de surpresa quem estava esperando trens e metrô. Os serviços foram encerrados com o apagão. Os ônibus estavam lotados e a disputa por um táxi foi acirrada nas ruas. Celulares e telefones fixos ficaram mudos em parte da cidade, principalmente nas zonas Norte e Sul.


Por: Felipe Carvalho
Fonte: Jornal O Dia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!