terça-feira, 27 de outubro de 2009

Volkswagen admite problemas no Gol e Fox

RIO - A Volkswagen chegou a uma conclusão sobre o estranho ruído que surgiu em alguns carros Gol e Fox com motor 1.0. Segundo o fabricante, o problema está no óleo utilizado, que perde suas propriedades lubrificantes em função da ação do álcool.

Segundo a empresa, as causas do problema foram alterações na especificação do óleo posto nos carros ainda na fábrica. A mudança foi feita em conjunto com o aumento de potência do motor VHT, em abril de 2008, mas a escolha se mostrou prejudicial aos carros.

Com pouco tempo de uso, surgiam os ruídos em marcha lenta. Clientes da marca que passam pelo problema descrevem o som como o de uma máquina de costura. A causa é o desgaste de partes móveis do motor (como virabrequim e bronzinas) por causa do atrito. Até hoje, foram produzidos cerca de 300 mil motores 1.0 dessa linha.

Para solucionar o problema, a Volkswagen voltará a utilizar o lubrificante da especificação anterior, e estenderá de três para quatro anos o prazo de garantia dos motores VHT 1.0 produzidos desde abril de 2008. O fabricante afirma que não é um caso para recall:

- Existem as reclamações sobre ruídos nessa linha de motores, mas isso não tem relação com segurança e, por isso, não há necessidade de um novo recall - afirma João Alvarez Filho, gerente executivo de Engenharia da Volkswagen.

Em agosto, a Volkswagen convocou os proprietários de modelos Novo Gol, Fox e Voyage ano/modelo 2009 e 2010 equipados com motor 1.0. Nesse caso, o recall era para acabar com dificuldades na partida em dias frios. O problema era causado por um defeito no programa de gerenciamento de partida. Devido às repetidas tentativas de ligar o carro, poderá ocorrer perda do sincronismo da queima, causando o rompimento do coletor de admissão e, eventualmente, fogo no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!