sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Municípios assinam termo de adesão ao Programa de Captação e Gestão de Recursos

Nesta quinta-feira, 61 dos 92 municípios fluminenses assinam o termo de cooperação técnica de adesão ao Programa Estadual de Captação e Gestão de Recursos para Municípios (Pecam). O programa visa a estender aos gestores municipais a experiência de sucesso que o governo do Estado tem com suas contas.
Com a orientação do EGP-Rio, os municípios que aderirem ao programa receberão orientações para potencializar a captação de recursos e apoio para a profissionalização de sua gestão.
"O EGP-Rio é uma estrutura criada para dar eficácia na implementação de projetos e na gestão de convênios. É um exemplo de uma ação bem-sucedida da atual administração no sentido de profissionalizar e sistematizar a condução de projetos dentro do governo. Os resultados positivos que tivemos na administração estadual levaram os municípios a procurar o EGP para receber orientações de como organizar seus convênios. Por isso criamos o Pecam. Queremos que os prefeitos engrossem a política do governo estadual de captação de recursos federais para a resolução de problemas estruturais da nossa população", explicou José Cândido Muricy, diretor do EGP-Rio.
O Pecam está dividido em quatro fases. Na primeira, são feitos esforços para a retirada da situação negativa do município no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e do Cadastro Único de Convênio (Cauc). O EGP-Rio vai diagnosticar as razões do débito e elaborar um plano de ações baseado nas respostas recebidas através de um relatório entregue pelo município ao escritório. As soluções iniciais sugeridas podem ir da elaboração de um novo organograma para a gestão municipal até a criação do cargo de coordenador de convênios.
Nas próximas etapas, com o município já adimplente, o EGP-Rio vai acompanhar e dar orientações aos gestores para a captação de recursos. No processo, serão dados treinamentos aos servidores tendo como base o modelo do escritório usado no governo do estado.
Fonte: Redação SRZD*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!