quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Descubra sua rota no Google Maps



Site mostra condições do trânsito em tempo real e caminhos por transportes públicos no Rio de Janeiro, em São Paulo e Belo Horizonte

Rio - Como nas grandes cidades a menor distância entre dois pontos raramente é uma reta, é preciso jogo de cintura para destrinchar o labirinto urbano e chegar ao destino. O GPS é uma grande ajuda, mas ainda está restrito a aparelhos dedicados e de preços pouco convidativos, ou a smartphones caros. Para quem mora no Rio e não pode investir num desses gadgets, o Google Mapas apresenta duas novidades que são uma mão na roda: um guia de transportes coletivos e um serviço de condições do trânsito.


Para conferir as condições do trânsito em tempo real, acesse o site do Google Mapas em (http://maps.google.com) e digite, na caixa de diálogo que fica no alto da página, o endereço que deseja pesquisar. Num teste, foi usado o endereço do Copacabana Palace para checar as condições do Trânsito na orla. Depois de centralizar o mapa no ponto indicado, foi pressionado o botão trânsito. Principais vias da região foram realçadas em cores correspondendo às condições do tráfego. Preto, vermelho, amarelo e verde, do mais congestionado para o mais livre.

O recurso permite ainda ter uma estimativa das condições do trânsito de acordo com dia da semana e horário, com base no que foi registrado nas semanas anteriores. As indicações sobre o trânsito também podem ser vistas quando o mapa está no modo satélite (que mostra a região selecionada em fotos de satélite), e Relevo (que exibe as condições topográficas do local). A ferramenta vale para Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. E pode ser usada pelo celular, basta acessar m.google.com.br e baixar o Maps para o seu aparelho.

Quem depende de transporte público não precisa ficar na mão. Quem circula pela região metropolitana do Rio pode consultar as alternativas de ônibus, trem e metrô. A ferramenta foi desenvolvida graças a parceria entre o Google Brasil, secretaria estadual de Transportes, Fetranspor, Metrô Rio e Supervia. O objetivo é que a ferramenta do Google Maps inclua as rotas de todo o estado do Rio.

O acesso ao serviço, que também mostra as rotas em São Paulo e Belo Horizonte, é feito pelo computador ou pelo celular. "O papel do Google nesta parceria é consolidar os dados dos sistemas de transportes das cidades e disponibilizá-la de forma fácil numa interface amigável", explica Marcelo Quintella, gerente de Produtos GEO do Google Brasil em post no blog da empresa.

Para consultar as opções de transporte público, indique os pontos de partida e chegada. Escolha opção de rota por transporte público (há opções para percorrer o trecho a pé ou de carro). Num teste, para ir do Leme ao Aeroporto Santos Dumont, por exemplo, a sugestão foi andar até a Venceslau Braz (5 minutos), pegar o ônibus da linha 2018 sentido Galeão (25 minutos), descer na Praça Senador Salgado Filho e andar até o Aeroporto (3 minutos).

Rede social para viajantes

A Nokia pagou entre 15 e 22 milhões de dólares, segundo o site especializado em tecnologia TechCrunch, para se tornar dona da Dopplr, empresa que fornece serviços de rede social para viajantes pelo telefone celular e que tem escritórios em Londres, Helsinque e Finlândia. Um dos principais produtos da empresa é o Atlas Social, aplicativo desenvolvido para iPhone que continuará a ser oferecido para download depois da operação de aquisição da empresa.

O Atlas social permite adicionar a um mapa no iPhone indicações de lugares recomendados por quem já esteve lá. Como o iPhone é capaz de saber sua localização, o Atlas indica restaurantes, hotéis e pontos de interesse próximos indicados pela comunidade de usuários. Confira em: http://www.dopplr.com.
Fonte: O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Revista Queimados é o maior veículo de comunicação da cidade!!!